Com a finalidade de preparar a Fábrica de Combustível Nuclear (FCN) da Indústrias Nucleares do Brasil (INB) para atuar em situações de emergência, o Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência no Município de Resende (Copren/RES) abriu os trabalhos de 2025 com uma cerimônia híbrida na terça-feira (18/03), na parte da manhã. No mesmo dia, aconteceram outras atividades relacionadas ao Comitê e o trabalho foi finalizado no dia 19/03. O colegiado faz parte do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron).
Na abertura, o presidente da INB, Adauto Seixas, fez questão de prestigiar a abertura dos trabalhos, por saber da importância das atividades para a empresa e para o setor nuclear. “Também agradeço a prontidão de todas as instituições que compõem o colegiado e trabalham para a segurança da INB”, disse Seixas. O contra-almirante Francisco André Barros Conde, secretário de Acompanhamento e Gestão de Assuntos Estratégicos do GSI, falou sobre a importância da garantia da segurança e integridade do Programa Nuclear Brasileiro para o desenvolvimento e soberania da nação.
Logo após a abertura, foi ministrada uma palestra sobre as atividades da INB, pelo gerente de Proteção Radiológica e Salvaguardas, Dênis Moura, e na parte da tarde, uma apresentação pelo assessor militar do departamento de coordenação do Sipron, Jair Santos, sobre Lições Aprendidas em um curso de Comunicação de Risco em instituição nuclear canadense. Também foram levadas informações sobre a utilização de níveis de segurança física nuclear, pelo órgão central do GSI. No encontro, foi apresentado o relatório das atividades realizadas em 2024 e deu-se início à preparação para o Exercício de Resposta a Situações de Emergência de 2025.
MEMBROS- São membros do Copren/RES: Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Ministério da Defesa (MD) por meio do Estado- Maior Conjunto das Forças Armadas, Comando da Marinha e Comando do Exército, Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Polícia Rodoviária Federal (DPRF), Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (DGDEC/RJ), Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), Diretoria Geral de Defesa Civil de Resende (DGDC/RES) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).