Na quarta-feira, 31 de maio, a INB, representada pelo gerente de descomissionamento de Caldas, João Viçozo da Silva Junior, e técnicos, participou da reunião de apresentação de resultados de análises com relação aos aspectos radiológicos de amostras de água coletadas no município de Caldas, realizada pelo Laboratório de Poços de Caldas (LAPOC) da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN. A reunião foi realizada na Câmara Municipal de Caldas e contou com a presença da CNEN, representantes do poder executivo e legislativo de Caldas e a população.
A pesquisa, que foi motivada por boatos e suspeitas da presença de urânio na água do município, contou com amostra de água de diversos pontos ao longo da cidade, como a Estação de Tratamento de Água da Copasa, Balneário de Pocinhos do Rio Verde, Cascata Antônio Monteiro e o Bacião, durante as quatro estações do ano de 2022.
De acordo com os resultados da análise, as águas de Caldas demonstram níveis radioativos abaixo dos valores de referência adotados. “Não encontramos e não era esperado encontrar radioativos (acima dos limites) na água da cidade”, explicou o servidor da CNEN Heber Luiz Caponi Albertini durante a apresentação. Foi ressaltado ainda que os radionuclídeos naturais, como o urânio, estão presentes do meio ambiente de forma natural.
Ao final da apresentação feita pela CNEN, a INB pôde esclarecer dúvidas dos presentes.