Na última sexta-feira (31/01), a Indústrias Nucleares do Brasil (INB) anunciou a posse do novo diretor Técnico de Enriquecimento Isotópico, contra-almirante Alexandre Siciliano. Ele assume o cargo anteriormente ocupado pelo contra-almirante Marcos Fricks, dando continuidade aos projetos estratégicos da empresa. A cerimônia que marcou a transição de liderança aconteceu na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), em Resende/RJ.
O presidente da INB, Adauto Seixas, fez um discurso expressando gratidão e reconhecimento a Marcos Fricks, destacando sua contribuição para a INB. “Falar do Fricks é difícil. É uma pessoa que se destaca pela técnica, pela competência e por sua transparência”, disse. O presidente mencionou a transformação da empresa e a importância da transição de liderança, ressaltando a continuidade do trabalho. Por fim, desejou sucesso a Marcos Fricks em seus novos desafios.
O ex-diretor, Marcos Fricks, fez um discurso relembrando o trabalho realizado nesses últimos dois anos e cinco meses no comando da diretoria. Destacou os desafios e conquistas desse período, como a superação de metas de produção de urânio. Fricks também enfatizou a importância do apoio da equipe, diretores e colaboradores, além de agradecer às lideranças da Marinha e do governo pelo suporte técnico e institucional. “É um compromisso que tive que manter ao longo desses anos, um trabalho árduo, mas muito proveitoso. Só tenho a agradecer pela oportunidade”, concluiu.
A palavra foi passada ao novo diretor, que compartilhou sua experiência e reflexões sobre sua trajetória profissional, demonstrando seu interesse e entusiasmo pelo setor nuclear. “Será um desafio, mas podem ter certeza que eu vou fazer o meu melhor para dar continuidade ao trabalho realizado nesta diretoria”, disse Alexandre Siciliano. Por fim, expressou a determinação em contribuir para a equipe e continuar seu desenvolvimento profissional na nova função.
O contra-almirante Alexandre Siciliano é graduado em Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Eletrônicos, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), tem curso de formação de oficiais do Centro de Instrução Almirante Wandenkolk, é mestre em Engenharia Elétrica pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), cursou especialização em análise de ambiente eletromagnético, no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e o superior de defesa, na Escola Superior de Guerra. Também tem doutorado em política e estratégia marítimas, pela Escola de Guerra Naval.