Duas mil mudas cultivadas no Horto Florestal da INB Caetité, na Bahia, foram doadas à população desse município no último dia 10 em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente. Além da distribuição de mudas de espécies nativas da região, a INB promoveu outras atividades para difundir informações sobre a importância da preservação ambiental.
Este ano, a empresa contou com a parceria da unidade regional da Embasa, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento da Bahia, e da Cooperativa de Coleta Seletiva e Reciclagem (Coopercicli) para promover as atividades, realizadas em um estande montado em frente ao Espaço INB, no centro da cidade. Desta forma, quem visitou o local teve a oportunidade de saber mais sobre coleta seletiva, reciclagem dos resíduos sólidos e tratamento de água.
Durante o evento também foi possível calcular o tamanho da "pegada ecológica" através de uma calculadora
on line, disponível no
site da organização SOS Mata Atlântica. A ferramenta estima quanto uma pessoa contribui para emissão de gases do efeito estufa no meio ambiente e sugere quantas árvores devem ser plantadas para compensar essa emissão. Mais de cem alunos de escolas do município marcaram presença no evento.
A INB contou ainda com uma ajuda especial dos alunos do curso Controle Ambiental do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (Cetep) para distribuir as mudas. A estudante Leandra Araujo Pereira Silva aprovou a iniciativa:“O mais interessante para mim foi a participação. Doar as mudas e ver que as pessoas estavam ali preocupadas e interessadas em levar para casa para plantar”, disse. “O plantio de árvores é importante porque irá retornar para a natureza o que retiramos, dando para ela a oportunidade de se revitalizar”, complementou.
Para o professor Ubaldo José de Carvalho Júnior, que acompanhou os estudantes do Cetep, esse foi um momento de aprendizagem. “Nosso aluno teve a oportunidade de interação entre teoria e prática e de contribuir para este projeto da INB que é tão importante para a comunidade”, afirmou.
Também em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a INB participou da XXVIII Exposição Agropecuária de Guanambi, onde distribuiu 1500 mudas de plantas.