As Indústrias Nucleares do Brasil – INB assinaram nesta quinta-feira (09/04) o primeiro Acordo de Cooperação Técnica com a CONUAR (Combustíveis Nucleares Argentinos), companhia com mais de 30 anos de experiência no setor nuclear.
A assinatura do documento foi realizada na sede da INB, no Rio de Janeiro. “Esperamos que este seja o primeiro de muitos acordos de cooperação técnica, com ganhos para os dois lados. No passado, havia muita competitividade no setor, hoje as áreas se complementam”, destacou o presidente da INB, Aquilino Senra.
O presidente da CONUAR, Pablo Schroeder, afirmou que acredita em parcerias futuras entre as empresas: “Estou muito agradecido de estar aqui e creio que há muitas oportunidades de cooperação para o futuro”.
O principal item do acordo é o desenvolvimento da fabricação de tubos de liga de zircônio para combustíveis, a partir de uma liga metálica desenvolvida em um projeto da INB em parceria com a COPPE/UFRJ. O acordo também contou com a assinatura do diretor de Produção de Combustível Nuclear da INB, Renato da Costa.