O jovem aprendiz da INB Arthur Andrade da Silva ficou em 2º lugar nas Olimpíadas do Conhecimento, promovido pelo Senai/Resende, no mês de Junho. O jovem concorreu com representantes de outras empresas e ficou com a medalha de prata no curso de mecânico de usinagem. A Olimpíada do Conhecimento acontece de dois em dois anos e o bom desempenho da turma de aprendizes da INB neste ano chamou atenção de Carlos Henrique Coutinho, responsável da empresa por conduzir o processo de seleção dos jovens.
- Foi gratificante para todos nós que trabalhamos nesse processo receber essa notícia da premiação. Isso mostra que os alunos têm aproveitado o que o curso oferece e isso tem gerado resultados positivos. Além de dar oportunidades de ingressar no mercado de trabalho - explicou Carlos Henrique.
Carlos Henrique acrescenta ainda que os jovens beneficiários são contratados pela INB como aprendizes de ofício, ao mesmo tempo em que são matriculados em cursos em instituições qualificadoras reconhecidas, responsáveis pela certificação.
O jovem Arthur ficou feliz com a premiação e com a presença de representantes da INB no dia do evento. Para ele, é muito importante mostrar para todos que os conhecimentos adquiridos no Senai são válidos para o futuro.
- Esse conhecimento que adquirimos aqui, levaremos para a vida toda. Chegar à etapa final, com um destaque na gincana e ficar em segundo lugar é pra deixar qualquer um emocionado. Eu só tenho a agradecer a todos que estiveram do meu lado e à INB pela confiança na minha capacidade - disse Arthur, emocionado.
Durante o curso, que tem a duração de um ano, os aprendizes fazem uma visita técnica às instalações da INB. Fora essa visita, todo o curso se passa direto no Senai. Além de Resende, hoje com 18 alunos, a INB do Rio (6), Buena (6) e Caetité (15) também participam do programa, que funciona, dependendo da unidade, no período da manhã e da tarde.
O Jovem Aprendiz é um programa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) criado pela Lei 10.097/00. Sua aplicação tem como finalidade diminuir o índice de desemprego dos jovens. É considerado jovem aprendiz aquele contratado diretamente pelo empregador ou por intermédio de entidades sem fins lucrativos; que tenha entre 14 e 24 anos; esteja matriculado e frequentando a escola, caso não tenha concluído o Ensino Fundamental; e esteja inscrito em curso ou programa de aprendizagem desenvolvido por instituições como o Senai.