O presidente das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), João Carlos Tupinambá, integrou a delegação do Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, em viagem à Argentina, que teve como objetivo estreitar as relações dos dois países em áreas estratégicas de CT&I. Durante o encontro realizado esta semana (22 e 23), em Buenos Aires, Pansera e o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina, Lino Barañao, assinaram acordos bilaterais que reforçam essa parceria.
“A participação no encontro de autoridades do setor nuclear dos dois países foi muito produtiva e deixou clara a intenção de expandir o relacionamento entre empresas e instituições do setor, o que abre novas possibilidades de intercâmbio de conhecimento e de acordos comerciais entre instituições e empresas”, disse Tupinambá. Na reunião também foi debatido um acordo bilateral em torno do uso pacífico da energia nuclear.
As principais autoridades e dirigentes de instituições e empresas do setor nuclear presentes no encontro foram: Norma Boero, presidente da Comisión Nacional de Energia Atómica de Argentina (CNEA); Renato Machado Cotta, presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear do Brasil (CNEN); Jaime Cardoso, da Nuclep, e dirigentes da Combustibles Nucleares Argentinos (CONUAR).
*Com informações e foto da Ascom/MCTI.